Blog

FUSE (The Future of Seafloor Science and Engineering) Workshop will take place at Northeastern University, in Boston, USA, on the 21st and 22nd of June. This event is an expert-driven event organized by a highly interdisciplinary group of faculty utilizing these tools for diverse applications.

Prof. João Borges de Sousa has been invited to participate in this Workshop, with a presentation on "Engineering Breakouts - Platforms", on the 22nd of June.

Tags:

"Por mares nunca dantes navegados: a robótica submarina do LSTS"

O LSTS encontra-se em destaque na edição nº58 da Revista de Engenharia, uma publicação semestral de divulgação externa das atividades da FEUP nas áreas de ensino, investigação e desenvolvimento e de ligação ao meio socioeconómico envolvente. A notícia pode ser encontradas nas páginas 25, 26 e 27 da revista.

Tags:

To celebrate this year's World Oceans Day, Project MELOA is raising awareness towards the need to preserve our Oceans! Join the quest & share the pledge #meloa #wavydrifters #togetherwepreservetheocean

Tags:

No passado dia 6 de Junho, e no âmbito da campanha de Outreach do Projecto NETOS-SOI «Exploring Front with Multiple Robots», realizou-se uma call entre a equipa a bordo do R/V Falkor e a Escola Secundária de Santa Maria Maior, de Viana do Castelo.

Esta call foi apresentada por Keila Lima e permitiu dar a conhecer aos alunos um pouco mais sobre o Schmidt Ocean Institute, sobre o navio R/V Falkor, sobre os principais objectivos desta campanha a nível tecnológico, científico e antropólogo.

Tags:

O Prof. João Borges de Sousa, do LSTS, coordena o projecto NETOS-SOI «Exploring Front with Multiple Robots», que vai testar novas metodologias de observação do oceano com veículos autónomos numa frente sub-tropical ao largo da Califórnia.

Jornal da Economia do Mar destaca o projecto:

Tags:

O Projeto 'MELOA' consiste em vigiar correntes de superfície perto e longe da costa com bóias eletrónicas e entre os possíveis utilizadores, incluem-se a marinha, pescadores e até surfistas. Este projeto envolve 10 empresas e universidades.

Tags:

No passado dia 14 de Maio um grupo de alunos do CLIP (The Oporto International School) visitou o LSTS (Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática) com o objetivo de aprender um pouco mais os detalhes sobre os veículos, sistemas e ferramentas que irão ser usadas no exercício científico, promovido pelo Schmidt Ocean Institute, a bordo do RV Falkor no Oceano Pacífico.

Position - 1 Early Stage Researcher Position

Project - MarineUAS - Innovative Training Network on Autonmous Unmanned Aerial Vehicles for Marine and Coastal Monotoring

Location - Faculty of Engineering, University of Porto, Portugal

Dates - 14-05-2018 until 25-05-2018

Tags:

No passado dia 16 de Abril, o LSTS recebeu nas suas instalações uma delegação do Centro Universitario de la Defensa (CUD), com o objetivo de abrir a porta a novas colaborações. Este contacto foi possível através da relação estabelecida com o Prof. José M.​ Núñez. O grupo demonstrou um grande interesse em interagir com os nossos sistemas AUV.